o sistema liderA

O LiderA, acrónimo de Liderar pelo Ambiente para a construção sustentável, é a designação de um sistemavoluntário Português que tem em vistaefectuar de forma eficiente e integrada de apoio,  avaliação e certificação do ambiente construído que procure a sustentabilidade.

No futuro toda a construção pode ser assim
— Manuel Duarte Pinheiro

O sistema através dos seus princípios e critérios, permite apoiar o desenvolvimento de projectos que procurem a sustentabilidade e certificar a procura de sustentabilidade de produtos no ambiente construído (edifícios, zonas urbanas, empreendimentos, materiais e produtos) desde a fase de projecto, construção até operação.

A procura das soluções no âmbito do sistema LiderA decorrem num processo de assessoria por assessores acreditados pelo LiderA que efetuaram um curso do LiderA e tiveram avaliação positiva no exame. Já a certificação pelo sistema LiderA é efetuada por um processo de verificação independente que atribuiu a classe LiderA (C a A++) de acordo com as práticas especificas do projeto LiderA desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

O sistema foi desenvolvido por Manuel Duarte Pinheiro, Doutorado em Engenharia do Ambiente com a tese sobre Sistemas de gestão ambiental para construção sustentável, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico efundador da IPA - Inovação e Projectos em Ambiente. 

O sistema resulta dos trabalhos de investigação, consultoria e projectos sobre sustentabilidade na construção e ambientes construídos, efectuados desde 2000, que levaram à publicação em 2005 da primeira versão e em 2007 às primeiras certificações.

O sistema destina-se (1) a apoiar o desenvolvimento de planos e projectos que procurem a sustentabilidade, (2) avaliar e posicionar o seu desempenho na fase de concepção, obra e operação, quanto à procura da sustentabilidade, (3) suportar a gestão na fase de construção e operação, (4) atribuir a certificação por marca registada, através de verificação por uma avaliação independente e (5) servir como instrumento de mercado distintivo para os empreendimentos e clientes que valorizem a sustentabilidade.

LiderA - Sistema de Avaliação da Sustentabilidade é uma marca registada nacional, consistindo num sistema de avaliação da construção de níveis de desempenho ambiental numa óptica de sustentabilidade, que se comparam com diferentes valores de desempenho (A a E), os quais devem ser melhores que as práticas existentes (E).

Se o desempenho comprovado pela verificação do LiderA atingir uma avaliação final da sustentabilidade das classes C, B, A, A+ ou A++, são certificáveis como bom nível de sustentabilidade o edificado ou os ambientes construídos.

principais vantagens na certificação liderA

SUSTENTABILIDADE

É uma vantagem óbvia, mas em bom rigor a dimensão e alcance da sustentabilidade num projecto imobiliário, seja ele de regeneração ou de edificação nova, não é tão perceptível como aparenta.

O sistema LiderA avalia a sustentabilidade de uma projecto urbano em 6 vertentes fundamentais utilizando 43 critérios de avaliação, aferindo com grande profundidade a sua sustentabilidade  

  • Integração local
  • Recursos
  • Cargas ambientais
  • Conforto ambiental
  • Vivência sócio-económica
  • Gestão ambiental e inovação 

diferenciação

 

posicionamento no mercado